Uma falha no sistema elétrico afetou a operação da Linha 9-Esmeralda até a tarde desta quarta-feira. Desde as 4h, técnicos faziam a manutenção no sistema afetado, a circulação de trens aconteceu por via única entre as estações Vila Olímpia e Cidade Universitária. A operação foi restabelecida a apenas às 17h22.
O problema aconteceu na última terça-feira (03), quando cabos pegaram fogo e paralisaram as operações da linha.
A promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital, irá solicitar informações à ViaMobilidade e ao Estado (Comissão de Monitoramento de Concessões Permissões s e Secretaria de Parcerias em Investimento) para saber se houve falha da concessionária ou sabotagem na Linha 9.
A Polícia Civil investiga o dano ocorrido em um trecho da linha de trem administrada pela Via Mobilidade. Em nota, a polícia disse que um funcionário da empresa relatou a ocorrência informou que a equipe de manutenção encontrou pedras grandes estranhas ao sistema, um tubo metálico com cabos de aço e gradis de proteção abertos.
Em nota, a ViaMobilidade afirmou que 70 ônibus da operação PAESE atendem o trecho entre Vila Olimpia e Pinheiros, mas a operação está com um intervalo de tempo irregular.