Brasil Urgente

Lira exalta carta de Bolsonaro e fala em "ato de grandeza"

Presidente da Câmara acredita que declaração marca "recomeço" no relacionamento entre Poderes

da Redação com Brasil Urgente

Presidente da Câmara, deputado Arthur Lira
Presidente da Câmara, deputado Arthur Lira
Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lita (PP-AL), disse nesta quinta-feira (9) ao Brasil Urgente que a divulgação da “Declaração à Nação” foi “um ato de grandeza” do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com ele, a nota marca um “recomeço” na construção de um melhor relacionamento entre os Poderes.

Amenizando as pautas antidemocráticas, o parlamentar afirmou ainda que os atos bolsonaristas do último dia 7 de setembro são parte da democracia e que eventos “fora do script” aconteceram apenas pela “emoção do momento”.  

“Sempre defendemos publicamente a independência, a harmonia e o diálogo entre os Poderes e as instituições. Trabalhei incessantemente sempre me colocando à disposição para que pudéssemos trabalhar e produzir assim. As manifestações são lícitas, louváveis, um ato de democracia da população que tem direito de ir às ruas. Tudo que aconteceu ‘fora do script' podemos colocar como fervor, emoção do momento. Não sei o que levou cada um às ruas, mas o presidente acertadamente serena os ânimos, recomeça um movimento em direção aos Poderes. O país é maior que qualquer instituição e qualquer presidente”, disse.

“É um ato de grandeza do presidente Bolsonaro. Espero que seja uma oportunidade de recomeço e estabilização da política e da vida do povo brasileiro”, completou.

“Declaração à Nação” de Bolsonaro

O manifesto tem 10 pontos e foi publicado no site do Planalto e no Diário Oficial da União. Dentre eles, Bolsonaro diz que não tinha a "intenção de agredir quaisquer dos Poderes". O presidente afirma ainda que suas palavras se decorreram “do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum”.

A informação sobre a retratação foi antecipada com exclusividade pelo jornalista da Band Eduardo Oinegue. Ele adiantou, inclusive, que a nota foi feita após longa reunião com Temer em Brasília, em encontro que durou pouco mais de cinco horas. 

Vídeo: Bolsonaro publica carta

Tópicos relacionados