Uma operação da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, desvendou um esquema de troca de selos de malas para enviar drogas ao exterior.
A PF cumpriu 14 mandados de prisão temporária e 18 de busca e apreensão contra traficantes de drogas que atuavam como funcionários temporários no aeroporto.
Os traficantes utilizavam a estrutura do aeroporto para enviar drogas a Europa e África, na maioria das vezes despachando malas irregularmente, ou por meio do setor de cargas do aeroporto.
Segundo a polícia, toda a logística, forma de envio da droga para fora do país, era tratada por mensagens via WhatsApp. Alguns suspeitos, alvos dessa operação, são inclusive considerados líderes do tráfico na região de Guarulhos.
A polícia já apreendeu quase 700 quilos de cocaína no aeroporto, e o produto seria distribuído em países como Portugal, Etiópia e Alemanha.
Segundo a investigação do Deic, este esquema criminoso conta com a colaboração de funcionários de empresas aéreas e funcionários terceirizados do setor de cargas.