26 cachorros foram encontrados em porões de lojas na região da República, no centro de São Paulo. O fato ocorreu na manhã da última quinta-feira (22).
Os cachorros da raça American Bully, que estavam sofrendo maus tratos, foram resgatados por uma ONG especializada no cuidado de animais. Eles serão responsáveis por cuidar dos bichinhos enquanto o processo corre na justiça.
Uma operação foi montada para retirar os animais. Policiais militares, civis e funcionários da vigilância sanitária participaram. Médicos veterinários foram até o local e fizeram exames preliminares nos cachorros.
Os bichinhos vão ficar durante 7 dias em uma clínica, onde serão realizados todos os exames necessários. A polícia chegou até este canil clandestino após uma denúncia anônima. O local funcionava no porão de duas lojas de variedades, que funcionam no centro e ficavam escondidos com o uso de um fundo falso.
O forte odor de sujeira podia ser sentido do andar de cima. Os animais, adultos e filhotes, eram mantidos presos, em pequenas baias cercadas por grades improvisadas. Eles estavam cercados por fezes e urina. Além disso, não havia ventilação e nem comida ou água.
De acordo com as investigações, os cachorros eram vendidos por valores entre R$ 3 e 5 mil. O dono do canil clandestino foi preso em flagrante. A pena por maus tratos de animais varia entre dois a cinco anos de prisão, além de pagamento de multa. As investigações continuam pela em busca de possíveis outros envolvidos.