Brasil Urgente

PCC: Advogados e mulher de Marcola são alvos de operação da Polícia Federal

A operação Anjos da Guarda desarticulou uma organização criminosa que planejava resgatar líderes do PCC dos presídios federais de Brasília e Porto Velho

Por Kelly Dias

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em uma das casas que pertence à esposa do traficante e chefão do PCC, Marcos Williams Herbas Camacho, o Marcola. O imóvel fica em um condomínio na cidade de Granja Viana, na Grande São Paulo.

A operação Anjos da Guarda desarticulou uma organização criminosa que planejava resgatar líderes do PCC dos presídios federais de Brasília e Porto Velho.

Marcola estava entre os presos que seriam resgatados. Além deles, também estavam Valdeci Alves dos Santos, o Colorido, E Cláudio Barbará da Silva. 

De acordo com PF o plano para resgatar os líderes do PCC contava com uma rede de comunicação que passava por advogados. Eles transmitiam as mensagens entre os presos e os envolvidos no resgate através de códigos que remetiam a situações jurídicas jamais existentes

Nesta quarta-feira (10), quatro advogadas foram presas. Outros seis alvos da operação já estavam detidos e um continua foragido. Os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram cumpridos em seis cidades de São Paulo, Brasília e Mato Grosso do Sul. Duas das advogadas presas eram de Santos e Presidente Prudente, uma delas era esposa de Cláudio Barbará.

Ainda segundo a PF, um dos planos da organização criminosa para resgatar os presos do PCC era sequestrar autoridades do Departamento Penitenciário Nacional para conseguir a soltura dos criminosos. O Depen informou que vem compartilhando informações com a PF desde que as lideranças do PCC ingressaram no Sistema Penitenciário Federal em fevereiro de 2019. A transferência aconteceu quando as autoridades do estado de São Paulo descobriram um plano de fuga da Penitenciária Estadual de Presidente Venceslau.

Tópicos relacionados