Brasil Urgente

Polícia cumpre mandados de busca e apreensão contra diretores do Sindimotoristas

A operação é contra diretores do Sindimotoristas por suspeita de lavagem de dinheiro, ocultação de bens e valores e organização criminosa

Por Kelly Dias

Polícia cumpre mandados de busca e apreensão contra diretores do Sindimotoristas
Polícia cumpre mandados de busca e apreensão contra diretores do Sindimotoristas
Reprodução

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou a operação Chapelier, nesta sexta-feira, e cumpriu mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo e em Sergipe.

A operação é contra diretores do Sindimotoristas por suspeita de lavagem de dinheiro, ocultação de bens e valores e organização criminosa. Agentes investigam crimes como ameaças, extorsão e apropriação indébita. Segundo a polícia, os suspeitos enriqueciam em cima dos trabalhadores.

O endereço principal de busca e apreensão fica em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. No local fica uma casa que pertence a José Valdevan de Jesus Santos, o Valdevan Noventa, que é presidente licenciado do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus de São Paulo.

Ele não estava no imóvel no momento da chegada dos policiais e teria viajado para Sergipe. Os agentes passaram horas no local e encontraram relógios, joias, canetas caras, celulares e mais de R$ 6 mil em dinheiro, além de 160 cestas básicas.

Em Sergipe, na cidade de Arauá, os policiais encontraram um haras com 50 cavalos, que chegam a valer R$ 2 milhões cada. Os animais não possuem registro.

Em nota enviada à reportagem, o Sindmotoristas diz que sua diretoria foi surpreendida com a operação e que seu departamento jurídico está acompanhando o caso. Veja a nota da assessoria de imprensa abaixo.

A assessoria de imprensa do Sindmotoristas esclarece que a entidade respeita e se coloca à disposição das autoridades para quaisquer atos que se fizerem necessários ao inquérito policial. Informa ainda, que sua diretoria foi surpreendida com a notícia da operação e que seu departamento jurídico está acompanhando o caso.

De modo preliminar, a entidade esclarece que tratam-se de apontamentos de eventuais indícios de um inquérito AINDA EM CURSO, o qual nem mesmo os investigados e seus advogados tiveram acesso. Portanto, tais respostas serão oportunamente apresentadas aos autos e aos veículos de comunicação.

Por fim, é importante destacar que o Sindmotoristas é um dos sindicatos mais atuantes e comprometidos com a classe trabalhadora do país. E no que tange a transparência, a entidade tem todas as suas contas aprovadas em assembleias e de modo unânime por toda a categoria, eventos que contam com ampla divulgação e cobertura da imprensa.