Na manhã desta quarta-feira (9), o Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em parceria com os Cybergaecos de São Paulo, Goiás e Santa Catarina, iniciou uma importante operação para desarticular um grupo criminoso envolvido em fraudes bancárias.
Os primeiros mandados judiciais foram cumpridos ainda de madrugada. Durante a manhã, alguns presos foram trazidos para a sede do ministério público, onde prestaram os primeiros depoimentos.
Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão e 57 de busca e apreensão. Em São Paulo, as ações aconteceram na capital paulista e nas cidades de São Bernardo, Suzano, Embu, Taboão, Mogi das Cruzes, Arujá e Praia Grande. A polícia apreendeu documentos, computadores e maquininhas de cartão nos endereços dos envolvidos.
Além do estado de São Paulo, a operação também foi realizada em Goiás e Santa Catarina. Segundo o MP, a quadrilha causou prejuízo de R$ 3,5 milhões a uma instituição financeira. Os bandidos se aproveitavam de uma vulnerabilidade no sistema de controle de garantias do banco para aplicar os golpes usando contas em nome de laranjas.
As investigações apontam ainda que o grupo realizava cobranças com nomes de empresas fictícias. Os golpes eram aplicados em vários estados do país.