A Polícia Militar do Distrito Federal informou que a Esplanada e a Praça dos Três Poderes foi preventivamente isolada devido a ameaças de caminhoneiros bolsonaristas que não aceitam o resultado das eleições, que ocorreram no domingo (30).
Segundo o órgão, a ideia é proteger os órgãos públicos e manter a ordem. Fechada há pouco, a polícia informa que a extensão desde o Palácio do Itamaraty até a Esplanada dos Ministérios está fechada. O Supremo Tribunal Federal e o Ministério da Defesa também estão com acessos bloqueados pela PM.
Em nota para a Band, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informou que a “medida se deu após identificação de possível ato marcado para o local feito por redes sociais”. “A SSP/DF destaca que toda a esplanada segue monitorada pela segurança pública, com suporte de câmeras e pelo serviço de inteligência, com apoio das forças de segurança. As vias podem ser liberadas após nova avaliação”, apontou.
Caminhoneiros em pelo menos 16 estados mais o Distrito Federal bloquearam estradas pelo país. Alguns manifestantes afirmam que Bolsonaro deve se pronunciar, para que os bloqueios cessassem. Flávio Bolsonaro, filho do político e atual senador da República, reconheceu a derrota do presidente nas urnas.
"Obrigado a cada um que nos ajudou a resgatar o patriotismo, que orou, rezou, foi para as ruas, deu seu suor pelo país que está dando certo e deu a Bolsonaro a maior votação de sua vida! Vamos erguer a cabeça e não vamos desistir do nosso Brasil! Deus no comando!", escreveu.