A Polícia Civil prendeu em flagrante oito pessoas envolvidas em desvio de leite do programa ‘Viva Leite’, do estado de São Paulo. Pelo menos 450 litros da bebida destinada a pessoas que vivem em vulnerabilidade social foram desviadas pela ONG que fica em Sapopemba, na zona leste da capital paulista.
Há cerca de uma semana, após o departamento receber a denúncia, os investigadores montaram uma campana no local para monitorar a ação dos funcionários. O objetivo era descobrir como funcionava o esquema.
Os agentes flagraram o momento que uma grande quantidade de embalagens estava sendo retirada de dentro da ONG e sendo colocada dentro da mala desse carro branco. Então, os agentes se disfarçaram de garis e foram até a ONG para confirmar a prática e prender os envolvidos em flagrante.
Os agentes encontraram no local um isopor com parte do leite e outra no porta-malas do carro da proprietária da associação. Toda a quantidade armazenada de forma irregular, amontoada e em alta temperatura seria desviada.
A mulher alegou que tirava parte do leite para encaminhar para outra ONG, mas não comprovou o processo. O responsável por receber o mantimento também foi preso. O governo do estado não autoriza o repasse, apenas a distribuição direta para pessoas de baixa renda que estão cadastradas no programa.
A ONG em questão recebia cerca de 1220 litros por semana, para atender 58 crianaçs e 268 idosos da região.