Brasil Urgente

Preso homem que agrediu a companheira grávida e atropelou vizinhas

Ele tentou tirar a própria vida dentro da cela, mas foi salvo por policial

Da redação

O jovem Stewan Henrike Passos Gonçalves, de 27 anos, que agrediu a mulher grávida após uma crise de ciúmes e atropelou uma das vizinhas que tentou impedir a agressão, foi preso na noite de domingo (30) por equipes do 2º batalhão de ações especiais de Polícia Militar, em Santos, no litoral de São Paulo.  

Após a prisão, ele tentou se matar e foi encaminhado para uma unidade de saúde da cidade. A pedido da Polícia Civil, a Justiça já havia determinado a prisão temporária do agressor e, em seguida, ele foi denunciado pelo Ministério Público, que converteu a prisão para preventiva. O promotor de Justiça falou da gravidade do caso e do risco para as testemunhas para pedir a prisão preventiva.

De acordo com o MP, o jovem só não matou as vizinhas que tentavam ajudar a gestante por não conseguir acertar o carro nas moradoras, que se esquivaram.  

O crime aconteceu em abril deste ano. Segundo a investigação, Stewan teria ficado irritado com o fato de a mulher grávida ter trocado mensagens com um homem que arrumou o guarda-roupas da família. Imagens de câmeras instaladas no condomínio de casas onde o casal morava, em São Vicente, mostram Stewan obrigando a mulher a entrar no carro dele. Com violência, ele puxa ela pelos cabelos e joga a vítima no banco da frente. O acusado ainda atropela três vizinhas que tentavam socorrer a mulher grávida. Uma delas precisou ser hospitalizada e já recebeu alta.  

Stewan acelerou e derrubou o portão do condomínio para deixar o local. Já na rua, ele foi cercado por moradores do bairro, que passaram a atirar pedras no carro. Foi nessa hora que a vítima conseguiu escapar e Stewan fugiu sozinho. O veiculo foi abandonado em seguida.

Criminoso capturado

A captura dele ocorreu, por volta das 22h, quando equipes do Baep faziam patrulhamento pela avenida Santo Antônio do Valongo, no Morro do São Bento. Os policiais passavam pela rua quando notaram que o rapaz demonstrou nervosismo ao ver os PMs e decidiram abordá-lo. Durante a revista, as autoridades constataram que ele era procurado pelos crimes de lesão corporal, injúria, ameaça, tentativa de homicídio, dano ao patrimônio e violência doméstica.

O suspeito, que não estava com nada de ilícito, foi encaminhado para o 3º Distrito Policial de Santos, onde funciona a Central de Polícia Judiciária.  

Ainda segundo a Polícia Civil, logo após a chegada dele, uma investigadora viu pelas câmeras de monitoramento o suspeito tentando se matar dentro da cela, e conseguiu intervir. Ela chegou a fazer manobras de ressuscitação e conseguiu reanimá-lo. O serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) foi acionado e ele foi encaminhado para uma unidade de saúde de Santos. O caso segue sob investigação.

Tópicos relacionados