Voluntários deixam o carnaval de lado para ajudar as vítimas no litoral

Em São Sebastião, dois centros esportivos estão recebendo doações

Marcelo Moreira

De mão em mão, a água potável que vai saciar a sede de quem mais necessita, chega mais rápido. O suor escorre pelo corpo, e o cansaço fica de lado. O importante é ajudar famílias inteiras que perderam tudo no desastre do litoral norte de São Paulo 

No centro esportivo em São Sebastião, dezenas de voluntários deixaram a praia, o lazer, o carnaval para ajudar. A preocupação é como, os mantimentos vão chegar nas áreas atingidas.

Os voluntários não param. E separam os kits, com cestas básicas que ficam num canto. No outro, higiene pessoal, material de limpeza. A expectativa é de que essas doações comecem a chegar ainda esta semana na costa sul, onde centenas de famílias estão sem casa.

Em São Sebastião, dois centros esportivos estão recebendo doações. Em outros dois ginásios o exército e a defesa civil cuidam dos mantimentos e organizam a chegada deles ao trecho mais atingido pelas chuvas, onde há milhares de desabrigados e desalojados.

CUFA

A Central Única das Favelas e a FNA-Frente Nacional Antirracista lançaram a Campanha S.O.S São Paulo e estão arrecadando donativos para as pessoas que ainda sofrem as consequências da catástrofe, em especial no litoral norte. Veja como doar. 

Via Pix: doacoes@cufa.com.br;

Via TED: CNPJ CUFA: 06.052.228/0001-01;

Bradesco - 237 Ag: 0087 C/C: 3582-3;

Itaú - 341 Ag: 0402 C/C: 17369-4;

Quem puder ajudar pode fazer doação de roupas, colchões e alimentos em qualquer CUFA de São Paulo. Principalmente nas que estão localizadas no Litoral Norte e Baixada Santista.

Telefone Coordenação Baixada Santista: (13)99720-2382

ONG Gerando Falcões 

A ONG Gerando Falcões vai fazer “matchfunding”, ou seja, colocando um real para cada real doado pela sociedade, com limite de R$ 1 milhão. O valor arrecadado será utilizado para compra de alimentos, roupas, colchões e kits de higiene

“Diante da situação gravíssima causada pelas fortes chuvas no litoral de São Paulo, a ONG Gerando Falcões está ativando a campanha #tamojunto para ajudar a população afetada pelas enchentes”, informou em comunicado. 

Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir e fazer doações por meio do site https://gerandofalcoes.com/tamojunto/ ou fazer um depósito via Pix, o CNPJ da instituição é a chave: 18.463.148/0001-28.

Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha São Paulo iniciou nesta segunda-feira (20) uma campanha para a arrecadação de doações para as vítimas das chuvas que atingiram o litoral paulista.

São duas formas de participar da campanha:

  • Doações em dinheiro via Pix: soschuvas@cruzvermelhasp.org.br;
  • Doação de itens como água, alimentos não perecíveis, roupas e colchões na sede diretamente na sede da entidade: Avenida Moreira Guimarães, 699.

Fundo Social de São Paulo

O Fundo Social de São Paulo recebe doações para as vítimas das chuvas. As principais necessidades, segundo a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, são alimentos não perecíveis, água mineral e roupas limpas e em bom estado para uso.

As entregas podem ser feitas no depósito do FUSSP, localizado na Avenida Marechal Mario Guedes, 301, no Jaguaré, zona oeste da capital paulista. O recebimento das doações será realizado entre 8h e 17h. Após a arrecadação , as doações serão encaminhadas às cidades atingidas, pela Defesa Civil.