Notícias

Brasil vota por resolução contra Rússia, mas critica “sanções indiscriminadas"

Embaixador brasileiro disse que o papel de apoio das Nações Unidas foi deixado de lado em prol do “desejo de apontar dedos”

Da redação com BandNews TV

Após votar a favor da resolução que condena a invasão russa na Ucrânia, o embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Costa Filho, voltou a criticar o que ele chamou de “aplicações indiscriminadas de sanções”, sem citar a Rússia. O brasileiro disse que o texto aprovado nesta quarta-feira, 02, não é suficiente para chegar à paz, mantendo o posicionamento neutro do país na discussão.

“A resolução não pode ser vista como permissiva em relação à aplicação indiscriminada de sanções e ao uso de armas. Estas iniciativas não são condizentes com um diálogo diplomático construtivo e podem aumentar a tensão, além de terem consequências imprevisíveis na região e além dela”, pontuou Filho.

Para o embaixador, a única saída viável para o conflito é a diplomacia negociada entre Rússia e Ucrânia. No discurso, ele reforçou que o papel de apoio das Nações Unidas foi deixado de lado em prol do “desejo de apontar dedos”. Para Filho, a “paz exige mais do que silenciar armas” e a “única pré-condição deve ser um cessar-fogo imediato”.

“A resolução, confirme foi adotada, no entanto, não vai longe o bastante para ressaltar que o cessar da hostilidade é apenas o primeiro passo para chegar à paz. A paz sustentável pede medidas adicionais. Nesse sentido, é lamentável que o papel de apoio das Nações Unidas, o que a ONU deve representar, foi deixado de lado nesse desejo de apontar dedos”, disparou o diplomata.

A votação na Assembleia Geral da ONU

A votação de hoje aprovou uma resolução que pode forçar, politicamente, a retiradas das tropas russas da Ucrânia. O resultado contou com 141 votos a favor da condenação da invasão ordenada pelo presidente Vladmir Putin sobre o pretexto de impedir o avanço de forças ocidentais no Leste europeu.

A decisão de hoje reforça o isolamento da Rússia no cenário global, o que pode pressionar a retirada das tropas de Moscou do território ucraniano. Belarus seguiu o aliado ao votar contra o texto, seguido da Síria, Coria do Norte, Eritreia. 

Muitos países da África estão entre os países que se abstiveram na votação, como Angola, Argélia, África do Sul, Moçambique. Nas Américas, Bolívia, Cuba, Nicarágua e El Salvador também ficaram neutros. A China e Índia repetiram o voto de abstenção que deram no Conselho de Segurança.

Entre os votos favoráveis, os destaques vão para os Estados Unidos, Ucrânia e boa parte das principais potências da Europa, a exemplo da França e Alemanha.

Tópicos relacionados

  • Brasil
  • Internacional
  • Rússia
  • Ucrânia
  • EUA

Mais notícias

Carregar mais