Brasileira ferida em ataque israelense tem quadro de saúde estável, mas delicado

Filhos de Fátima Boustani também ficaram feridos no bombardeio que atingiu o sul do Líbano. O menino de 9 anos recebeu alta hospitalar, enquanto a menina de 10 anos deixou a UTI

Por Lana Canepa

Brasileira ferida em ataque israelense tem quadro de saúde estável, mas delicado
Líbano-brasileiros são feridos em ataque de Israel
Reprodução/Jornal da Band

A brasileira Fátima Boustani respira sem ajuda de aparelhos, tem quadro de saúde estável, mas ainda é delicado, segundo informação divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira (4). Ela e dois filhos ficaram feridos após a casa onde vivem no sul do Líbano ser atingida por um bombardeio israelense

Segundo apuração da jornalista do Grupo Bandeirantes, em Brasília, Lana Canepa, os filhos de Fatima, que também ficaram feridos no ataque israelense, apresentaram melhora. O menino de 9 anos recebeu alta hospitalar, enquanto a menina de 10 anos deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

A menina de 10 anos foi submetida a cirurgia na perna bem-sucedida e a equipe médica descartou amputação, que estava sendo cogitada devido o ferimento. 

Fátima Boustani está internada no Hospital Libanês Italiano na cidade Tiro, no sul do país, e deve ser transferida para uma unidade médica com mais infraestrutura em Beirute, na capital libanesa. 

Estava em casa com dois de seus quatro filhos, na cidade de Saddikine, quando foram atingidos.  

Apelo da família de Fatima no Brasil

Ahmad Aidibi, a mulher e os filhos têm família no Brasil e passam temporadas aqui. Fátima foi com as crianças para o Líbano para eles concluírem o período escolar. Ahmed ficou em São Paulo, procurando emprego.

A família do Ahmad já tinha planejado morar definitivamente no Brasil, a partir do segundo semestre. Todos têm cidadania brasileira, exceto o Ahmad, que entrou com o processo de cidadania. Inclusive, a Zahraa nasceu na cidade de Itapevi, na Grande São Paulo.

O Itamaraty afirmou que a Embaixada do Brasil em Beirute está em contato com os familiares e que uma equipe médica presta apoio. Além disso, destacou que, desde o começo do conflito, mantém contato regular com os brasileiros que moram no sul do Líbano.

Ahmad faz um apelo para o governo brasileiro tirar sua família da área de conflito e lembra que crianças são inocentes na guerra.

Governo condena ataque 

O governo do Brasil se manifestou neste domingo (2) após o ataque israelense que deixou três cidadãos brasileiros feridos no sul do Líbano. Em nota, o Brasil registra a indignação e condenou o bombardeio que ocorreu no sábado (1º) em Saddikine. 

Os três, segundo o governo, estão recebendo tratamento no Hospital Libanês Italiano. A nota pontua que a Embaixada do Brasil no Líbano mantém contato com as vítimas e com outros brasileiros que estão no país. 

“Desde o início do conflito entre Israel e Palestina, a Embaixada em Beirute monitora e mantém contato regular com os brasileiros residentes no Sul do Líbano”, diz a nota. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais