Brasileira que descobriu 25 asteroides revela: "astronomia não é meu forte"

Estudante de medicina aproveitou a quarentena para virar "caçadora" de asteroides

Da Redação, com Bandnews

Verena Paccola ganhou destaque nas últimas semanas por causa de uma grande descoberta: ela encontrou 25 asteroides que nunca tinham sido descritos. Em entrevista à Bandnews, a jovem de 22 anos contou que o principal interesse dela nem é a astronomia. Verena é estudante de medicina da USP (Universidade de São Paulo).

"Estou no 2º ano de medicina. Astronomia não é meu forte. Estou aprendendo agora, estou sendo muito estimulada, mas sou da área da saúde. Sou técnica em enfermagem também", contou Verena.

Ela explicou que fez a descoberta dos asteróides porque estava buscando novos estudos durante a pandemia.

"Em 2020, na pandemia, quarentenada no meu quarto, estudando pro vestibular, eu precisava de um estímulo científico. Vi essa oportunidade e me inscrevi para fazer o treinamento. Aprendi a usar um software e, quando fiquei capacitada, passei a receber pacotes de imagens de um telescópio do Hawaí. Podia ver se alguma coisa estava se movendo. Fazia análise numérica desse ponto para ver se encaixava nos padrões de asteroide e enviava para havard, que falava pra Nasa se era asteroide", explicou Verena.

Desses 25 asteroides, um deles tem a possibilidade de se colidir com a Terra. Mas a estudante entende que é uma chance remota.

"Um deles é asteroide fraco, que é mais devagar e segue uma rota diferente dos demais. A probabilidade é bem mínima de alguma coisa cair na Terra. Teria que ser muita coincidência", acredita ela.

Verena também contou que pretende continuar estudando na área da saúde, mas pretende treinar mais pessoas para "caçar" asteroides e busca parcerias para visitar a Nasa, onde terá a chance de fazer um treinamento presencial.