Notícias

Brasileiro se torna o 1º infectado por varíola dos macacos na Alemanha

Isolado, brasileiro de 26 anos passou por Portugal e Espanha, países que já relataram casos de varíola dos macacos

Da redação com Jornow

O primeiro caso de varíola de macaco na Alemanha foi registrado em um brasileiro, conforme divulgou, nesta sexta-feira (20), o Instituto de Microbiologia da Bundeswehr, referência naquele país. A detecção do vírus aconteceu na última quinta-feira (19).

O brasileiro não teve a identidade revelada, mas se sabe que ele esteve em Portugal e Espanha, onde foram confirmados casos da doença. O jovem de 26 anos estava em Munique, Sul da Alemanha. O boletim do instituto cita erupções cutâneas como um dos sintomas sofrido pelo paciente.

O brasileiro segue em isolamento numa clínica de Munique. O Instituto de Microbiologia da Bundeswehr reforçou, em comunicado, que autoridades sanitárias da Europa e América do Norte detectam um crescente número de casos de varíola dos macacos desde o início de março.

Existe o temor de que a doença, habitualmente presente na África, alastre-se para outras regiões do globo. A varíola dos macacos é uma doença viral, geralmente, leve, caracterizada por sintomas de febre e erupções cutâneas.

Existem duas cepas principais: a cepa do Congo, mais grave, com até 10% de mortalidade, e a cepa da África Ocidental, cuja taxa de mortalidade chega a 1%.

Mundo

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos confirmou um caso investigado de varíola no estado de Massachusetts.

Segundo autoridades de saúde, o caso de varíola dos macacos foi confirmado em um homem no estado que viajou recentemente para o Canadá. O paciente está internado, isolado, em condição estável no Massachusetts General Hospital.

Casos de varíola foram relatados, nas últimas duas semanas, em vários países que normalmente não relatam a doença, a exemplo de Portugal, Espanha e Reino Unido.

O caso de Massachusetts é o primeiro caso relatado nos EUA este ano. O primeiro caso conhecido de varíola de macaco associado a viagens no país envolveu um homem que viajou da Nigéria para o Texas em julho de 2021. 

Um segundo caso nos EUA foi identificado no fim de 2021, envolvendo um viajante da Nigéria.

Varíola dos macacos: o que se sabe até agora sobre a doença

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais