O grupo de brasileiros que estava em uma escola e tenta deixar a Faixa de Gaza foi orientado na manhã deste sábado (14) a entrar nos ônibus disponibilizados pelo governo do Brasil. Eles devem seguir para Khan Yunis, ao sul de Gaza, para então ir até Rafah, na fronteira com o Egito.
A saída para o Egito, que é estratégia do governo brasileiro para retirar os repatriados do conflito, foi suspensa após Israel afirmar que fechou a janela de cessar-fogo. Em mensagem aos brasileiros, o representante do Brasil na Palestina, Alessandro Candelas, afirmou que entende a frustração, mas que era uma recomendação de não saírem por enquanto.
Logo depois, a embaixada mandou uma mensagem pedindo para os brasileiros entrarem no ônibus e irem em direção a Khan Yunis.
Brasileiros desesperados
Na sexta-feira (13), Israel pediu para todos deixarem a região, porque irá bombardear Gaza. O Brasil faz diversos apelos para o Egito, Israel e ao Hamas para poder retirar os cidadãos com segurança e trazê-los ao país.
Em vídeo enviado para a Band, Shahed al-Banna, de 18 anos, se disse desesperada e contou que foi informada que ela e os outros 27 brasileiros deverão sair do abrigo. “Recebi uma notícia muito ruim. A escola não é mais segura, não podemos ficar mais aqui. Essa escola é uma igreja também, a irmã da igreja disse que não podemos ficar aqui, agora ela espera uma notícia se podemos ficar ou não", disse.