O McFish saiu do cardápio em 2019, após uma análise do portfólio da rede no Brasil indicar que o esforço para mantê-lo era maior do que a procura pelo sanduíche. À época, o Big Mac, carro-chefe do McDonald's, vendia mais de 400 unidades por dia, em um único restaurante, e o McFish, quatro.
Contudo, tudo mudou após a rede de fast-food anunciar o retorno do lanche ao menu por tempo limitado. O sentimento de nostalgia e a possibilidade de não ver o lanche disponível no “mequinho” por muito tempo, fez a demanda de compras antecipadas aumentar tanto, que foi difícil encontrar o sanduíche até durante a pré-venda, período que teoricamente era para oferecer uma experiência mais rápida e exclusiva.
Em janeiro de 2024, quando o McDonald's anunciou o retorno do lanche feito com filé de peixe empanado, queijo e molho tártaro, as buscas pelo produto dispararam.
Conforme dados do Google Trends, nesse período, houve um pico enorme de buscas pelo termo McFish. A surpresa, é que nem em 2019, quando o lanche saiu do cardápio, a repercussão foi tão grande.
No entanto, as buscas pelo lanche ficaram ainda maiores quando a pré-venda começou e os clientes do fast-food não encontraram o produto em nenhum estabelecimento da rede. “Mc Fish acabou?”, foi um termo muito buscado neste mês.
Escassez do McFish
A tão aguardada promoção de retorno do McFish, clássico sanduíche do McDonald's, acabou se transformando em uma confusão para os fãs da rede de fast-food.
O lançamento, que prometia ser um sucesso, resultou em ondas de queixas por parte dos consumidores, que inundaram as redes sociais em busca de respostas.
Para adquirir o McFish, os clientes precisavam acessar uma página para se cadastrar na compra antecipada do hambúrguer. O procedimento demandava informações como nome completo, CPF, email e data de nascimento. Entretanto, o excesso de demanda acabou deixando muitos consumidores frustrados.
Diante das dificuldades enfrentadas pelos clientes para obter o lanche, o McDonald’s orientou-os a procurar uma unidade indicada pelo SAC ou a solicitar o reembolso da compra em até 30 dias. Aqueles que optaram pela retirada do McFish tiveram que marcar um horário e encontrar o gerente da loja designada pela empresa.
O que deveria ser uma promoção empolgante acabou gerando indignação, com títulos raivosos e protestos inundando as plataformas da internet, questionando o paradeiro do McFish e até mesmo chamando o lanche de "McFumaça".
No Reclame Aqui, por exemplo, o episódio rendeu cerca de 120 queixas. Nos últimos seis meses, o McDonald’s foi alvo de 16.426 protestos. Apesar de as manifestações relacionadas ao McFish não representarem um número expressivo em comparação com outras reclamações no site, o Procon-SP notificou o McDonald’s, pedindo esclarecimentos sobre os problemas ocorridos com a tumultuada volta do McFish.
Notificação do Procon
A medida foi adotada com base em reclamações recebidas pelo Procon-SP, além de reclamações expostas em redes sociais e reportagens veiculadas na mídia.
O órgão quer informações sobre a falta de produtos, a quantidade de lanches colocados à venda e o atendimento aos consumidores prejudicados.
A Arcos Dorados, responsável pelo McDonald’s no Brasil, tem até amanhã, 22 de fevereiro, para responder às solicitações do Procon-SP.
Resposta do McDonald's
Após a repercussão do ocorrido, o McDonald's enviou um comunicado ao Meio & Mensagem, assegurando que "esclarecerá os pontos solicitados pela entidade dentro do prazo concedido".
A empresa afirmou que a promoção do McFish, voltando por tempo limitado, atendeu aos desejos de uma comunidade altamente engajada nas redes sociais.
Apesar dos contratempos, a marca destacou que solucionou dúvidas dos consumidores via SAC e redes sociais e está à disposição para resolver eventuais problemas.