O Canal Livre desta semana recebe José Dirceu, ex-deputado e ex-ministro chefe da Casa Civil no primeiro mandato de Luís Inácio Lula da Silva. Durante o programa, o convidado vai relembrar sua trajetória e comentar o atual cenário político.
Em maio deste ano, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu reconhecer a prescrição de uma das condenações do ex-ministro na Operação Lava Jato.
Na decisão, a maioria dos ministros entendeu que a condenação de Dirceu por corrupção passiva a 8 anos e 10 meses de prisão prescreveu e ele não pode ser mais punido pelo crime.
Em seu comentário no Jornal da Noite, o diretor nacional de jornalismo da Band, Fernando Mitre, destacou a volta de Dirceu ao cenário político.
“Ao se livrar dessa condenação da Lava Jato, no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro José Dirceu fica mais perto do seu plano de se eleger deputado federal. São os tribunais fazendo o caminho de volta, como em tantos casos.
Jose Dirceu, agora livre daquela condenação por corrupção passiva e começando a retomar mais claramente sua trajetória na política, de onde, na verdade, nunca saiu, traz uma longa, ousada, admirada e combatida história pessoal, com início numa forte liderança estudantil, nos anos de 1960, passando pela luta armada e pelo exílio.
Sem vontade ou expectativa de ocupar cargo no governo, mas pensando na Câmara, José Dirceu tem se encontrado com o presidente Lula e tem dado algumas entrevistas. Já estava, assim, se reapresentando aos poucos”, disse Mitre.
A apresentação do Canal Livre é de Rodolfo Schneider. Participam como entrevistadores os jornalistas Fernando Mitre, Eduardo Oinegue e Sheila Magalhães. O programa vai ao ar às 20h30 no BandNews TV e no canal Band Jornalismo no YouTube, já na tela da Band é depois do Top Cine.