O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), declarou no programa Canal Livre, que vai ao ar neste domingo (8), que é a favor do acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia. Ele declarou que pretende ampliar a participação do estado no mercado.
“Nós temos pontos positivos (no acordo). Minas Gerais, se fosse um país, seria o maior produtor e exportador de café do mundo. Um dos grandes mercados que nós temos é a União Europeia. Hoje, o nosso café atende todas as normas da comunidade europeia ao que diz respeito a preocupações, a exigências ambientais”, afirmou Romeu Zema.
“Queremos continuar tendo acesso a esse mercado e até ampliar a nossa participação. Somos extremamente competitivos em laticínios, proteína, da mesma forma que o Brasil, e esse acesso é muito importante. Sou totalmente favorável a esses acordos que abrem mercado para produtos brasileiros”, completou o governador de Minas Gerais.
No entanto, Romeu Zema alertou que é preciso ter cuidado para imprevistos, citando o exemplo do Carrefour da França, que informou que não compraria mais carnes de países que compõem o Mercosul.
Além do acordo firmado entre os blocos, o programa vai debater o cenário político nacional, a sucessão presidencial de 2026 e o espaço que a direita e o centro-direita vêm ganhando nas últimas eleições.
O programa Canal Livre com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, contará com a participação dos jornalistas Fernando Mitre e Adriana Araújo, e do cientista político Fernando Schüler. A apresentação será de Rodolfo Schneider.
O Canal Livre vai ao ar às 20h na BandNews TV e no canal do Band Jornalismo no YouTube. Mais tarde, após o Programa do João, será exibido na tela da Band.