O Canal Livre deste domingo (22) recebe o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, para falar sobre a situação do estado com o aumento de focos de incêndios, além de abordar o que está sendo feito por parte do Governo Federal para combater o fogo.
“Em janeiro a gente abre um programa que acontece há cinco anos. Esse ano estamos investindo R$ 75 milhões em diárias para brigadistas, contratação de brigadistas, diária para o corpo de bombeiros e locação de aeronaves para jogar água”.
O Governador do estado também fez um alerta sobre o começo dos focos de incêndios. “Nós fomos surpreendidos por uma grande quantidade de focos de incêndio. No ano passado funcionou bem a nossa estratégia, mas esse ano não funcionou, como em grande parte do Brasil, pelo longo período de estiagem e pelo grande número de focos de incêndios, que começaram, uma boa parte deles criminosos”.
Mauro Mendes menciona sobre a seca que o Brasil vive e conta que em algumas regiões do estado não chove a cinco meses, iniciando um foco de incêndio com muita velocidade.
“Normalmente esses incêndios acontecem por um descuido, uma negligência e muitas vezes por uma atitude premeditada e criminosa. Nós já prendemos muita gente no estado, temos mais de 100 inquéritos acontecendo. Agora, a gente prende uma pessoa e meia hora depois, no final do dia, ele sai em uma audiência de custódia pagando uma mísera quantidade. Isso é um problema grave”, finalizou.
O BandNews TV, na TV fechada e o canal Band Jornalismo, no YouTube, transmitem o Canal Livre às 20h. Depois do “Top Cine”, o programa é reexibido na TV aberta, na tela da Band, às 23h30.