Notícias

Carlos Bolsonaro quer proibir atletas trans em competições do sexo biológico oposto

Primeira trans a competir na Liga Nacional de Vôlei é citada como justificativa para o projeto de lei

Gustavo Sleman, da BandNews FM Rio

Projeto de lei foi protolocado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro CMRJ
Projeto de lei foi protolocado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro
CMRJ

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal que propõe a proibição da participação de atletas trans em competições esportivas no Rio de Janeiro, no caso de o esportista querer disputar a categoria oposta à do sexo biológico.

Segundo o texto já protocolado, os organizadores de eventos esportivos na capital fluminense teriam que preencher um termo de declaração confirmando não haver competidores inscritos nessa condição.

Em caso de descumprimento, o PL prevê uma multa de R$ 10 mil e a revogação da licença do torneio. Instituições que recebam algum tipo de subvenção do município também ficariam proibidas de inscrição de atletas transgêneros.

A jogadora de vôlei Tiffany Abreu, a primeira trans a competir na Liga Nacional de Vôlei, é citada por Carlos Bolsonaro como justificativa para o projeto de lei.

Segundo o parlamentar, não se trata de uma problematização, mas uma forma de evitar que surja um grupo de meninas e mulheres "frustradas e ejetadas" do campo esportivo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais