Na tarde desta terça-feira (21), Cármen Lucia e Alexandre de Moraes, ambos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), comentaram sobre a conduta da deputada Carla Zambelli e o hacker Walter Delgatti, que se tornaram réus pela invasão de sistemas do Poder Judiciário, incluindo o do Conselho Nacional de Justiça.
Entre os termos citados, os ministros usaram as expressões "desinteligência natural" e "burrice" ao comentar sobre a situação da deputada. “Não me preocupo só com a Inteligência Artificial (IA), mas com a desinteligência natural de alguns que atuam criminosamente, além de tudo sem qualquer tracinho de inteligência.”, diz Cármen Lúcia.
Logo em seguida, Alexandre de Moraes respondeu o comentário da ministra e descreve o episódio como “burrice”. "Vossa Excelência, sempre muito educada, disse a desinteligência natural. Eu chamaria burrice mesmo, natural. E achando que isso não fosse ser descoberto"
Detalhes sobre o caso
O caso aconteceu em novembro de 2022 quando Delgatti, segundo a Polícia Federal, inseriu documentos falsos no sistema do CNJ.
O objetivo era emitir um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A deputada é acusada de ter sido a mandante do ataque.