O carnaval de rua da cidade de São Paulo cresceu e conta com 676 desfiles cadastrados, informou a prefeitura da capital nesta quinta-feira (2). Desse total, 448 já têm endereço, hora e dia para acontecer.
Segundo a administração municipal, a publicação é foi feita no Diário Oficial sempre que o bloco atende aos critérios do Guia de Regras, divulgado em 12 de outubro. A próxima semana começa com a publicação de mais 48 desfiles.
A fase de registro de blocos terminou em 31 de outubro. A prefeitura enviou e-mail para cada bloco que solicitou alguma orientação e mensagens por aplicativo, para esclarecer as demandas dos produtores responsáveis pela inscrição, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras.
Guia de Regras
A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) é responsável pela elaboração do Guia de Regras, planejamento, inscrição de blocos e organização da festa de rua, que tem público estimado em 15 milhões de pessoas.
A definição do tamanho do Carnaval é fundamental para a contratação de segurança, gradis, tapumes e banheiros químicos, entre outros itens de infraestrutura.
A festa de 2024 faz parte das comemorações pelos 470 anos da cidade de São Paulo. Serão oito dias de folia, que começa no primeiro final de semana de fevereiro e termina no dia 18 do mesmo mês. É o maior carnaval de rua livre, democrático e descentralizado do país.
Todas as ações devem ser gratuitas, de cunho festivo e sem caráter competitivo, sem cobrança de abadás ou qualquer outra taxa dos foliões.
Datas da festa
Pré-carnaval: 03 e 04 de fevereiro
Carnaval: 10, 11, 12 e 13 de fevereiro
Pós-carnaval: 17 e 18 de fevereiro