Notícias

Casal acusado de racismo contra professor de surfe negro no Rio é demitido

Matheus Ribeiro teve que provar à dupla que veículo era seu. Ação foi gravada e viralizou na web

Da Redação, com BandNewsFM, Jornal da Band e BandNews TV

O casal que acusou um instrutor de surfe negro de roubar uma bicicleta elétrica no Rio de Janeiro foi demitido após a repercussão do caso nas redes sociais. 

A bicicleta é de Matheus Nunes Ribeiro, de 22 anos, que teve que provar que o veículo era dele e gravou a argumentação com a dupla, e o vídeo viralizou. Eles foram identificados pela BandNews FM como Mariana Spinelli e Tomás Oliveira, mas não foram encontrados pela reportagem para fazer sua defesa.

A mulher, que é professora de dança, foi demitida de sua função em uma escola particular do Rio, que fez uma manifestação sobre o caso em suas redes sociais. "Nos solidarizamos com o Matheus pela dor sofrida e mesmo que o gesto condenável não tenha ocorrido dentro de nosso espaço, esta é uma violência que todos temos que combater juntos”, escreveu o Espaço Vibre.

Já o homem, que é estudante de design na PUC-RJ, atuava em uma papelaria e também acabou afastado da atividade. Questionada em suas redes sociais, a empresa Paper Craft confirmou posteriormente que ele foi desligado.

O jovem filmou a ação e só decidiu publicar o vídeo na última segunda-feira (14). Ele afirmou que demorou a entender que estava sendo vítima de racismo.

Ribeiro, que mora no complexo da Maré, registrou um boletim de ocorrência online na última segunda-feira (14), e a Polícia Civil investiga o caso.

A dupla ainda usou a chave do cadeado que possuíam para “testar” se a bicicleta do instrutor era a mesma que eles alegavam que havia sido roubada. Indignado, ele não aceita o pedido de desculpas e pede para eles irem embora. (veja o vídeo com a abordagem e a indignação de Matheus acima).

Apesar da indignação com a situação, Matheus diz que a repercussão do caso foi grande e que pode ser positiva no debate contra o racismo.

Mais notícias

Carregar mais