Notícias

Cassado em dezembro, George Santos anuncia candidatura ao Congresso dos EUA

George Santos afirmou que concorrerá a uma vaga de deputado por Nova York. O filho de brasileiros enfrenta diversas acusações na Justiça dos Estados Unidos

Da Redação

Cassado em dezembro, George Santos anuncia candidatura ao Congresso dos EUA
George Santos
Reuters

O ex-deputado George Santos, que é filho de brasileiros que teve o mandato cassado em dezembro do ano passado, anunciou na noite desta quinta-feira (7) que voltará a concorrer a um cargo político no Congresso dos Estados Unidos nas eleições deste ano. 

O anúncio de Santos foi feito em publicação nas redes sociais durante o discurso do Estado da União, de Joe Biden, 

"Esta noite, quero anunciar que retornarei à arena da política e desafiarei Nick (LaLota) na batalha pelo #NY1 (1º Distrito Congressional de Nova York). Estou ansioso para debater com ele essas questões e seu fraco histórico como republicano. A luta pela nossa maioria é imperativa para a sobrevivência do país", escreveu.

George Santos foi eleito em 2022 para a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, sendo o primeiro parlamentar declaradamente gay do Republicano. Ele teve o mandato cassado em dezembro após um relatório do Comitê de Ética apontar diversas irregularidades e crimes financeiros nos quais o político está envolvido.

Santos responde a mais de 20 acusações de corrupção. Em maio, ele chegou a ser preso por fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. Além de mentir no currículo durante a eleição do ano passado. Ele nega as acusações. 

George Santos 

George Santos foi eleito em 2022 para a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, sendo o primeiro parlamentar declaradamente gay do Republicano.

Um fiel apoiador do ex-presidente Donald Trump, ele se colocou como candidato republicano nada tradicional: jovem, descendente de imigrantes nascido em uma "família pobre" no Queens e homossexual. Ele, porém, disse rejeitar rótulos, afirmando que isso não "faria diminuir os impostos dos impostos".

O republicano passou a ser pressionado a renunciar ao cargo desde que surgiu a informação de que ele teria mentido no currículo. No final de dezembro, ele admitiu as mentiras durante entrevista ao jornal americano New York Post. 

O histórico acadêmico de George Santos foi questionado no início de dezembro do ano passado, após o jornal New York Times divulgar suspeitas sobre o local onde o deputado cursou a faculdade e antigos trabalhos em empresas importantes do centro financeiro de Wall Street, em Nova York.

Em janeiro deste ano, o partido Republicano pediu a renúncia imediata de George Santos por meio de um requerimento durante pronunciamento do presidente do comitê republicano do condado de Nassau, Joseph Cairo. Ele afirma que as mentiras de Santos foram longe demais e envergonharam a Câmara dos Representantes. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais