A Defesa Civil disparou para os celulares de moradores da Zona Leste e Norte de SP uma mensagem de "alerta severo" no começo da noite desta quinta-feira (6). Moradores de São Caetano, na região do ABC, também receberam a notificação. A mensagem é emitida quando há risco de chuva forte, que pode causar alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
O Brasil Urgente mostrou pontos com chuvas fortes na região, inclusive com registro de granizo. A orientação da Defesa Civil é para as pessoas dessa região ficarem em lugares seguros e evitar deslocamentos.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) colocou todas as zonas da capital paulista em estado de atenção.
Nas redes sociais, o Corpo de Bombeiros informou que uma árvore caiu sobre automóveis na Avenida Antártica, na Barra Funda, zona oeste da cidade. Um condutor conseguiu sair ileso do carro.
Segundo a Enel, 154 mil imóveis estão sem energia capital e região metropolitana.
Como funcionam os novos alertas da Defesa Civil
A Defesa Civil Alerta usou o novo sistema de prevenção pela primeira vez em 24 de janeiro. O sistema Cell Broadcast, denominado internacionalmente como alerta de emergência sem fio, permite o envio de mensagens de texto para os celulares das pessoas que estejam em localidades com risco de desastres naturais como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais.
Em atualização