Em um intervalo de meia hora, cerca de 20 motos foram flagradas usando passarelas da Avenida Brasil para fazer a travessia da via expressa. Muitas inclusive estavam em alta velocidade.
Moradora de Bonsucesso, a ouvinte da BandNews FM, Maria José Rocha, de 73 anos, tem dificuldade de locomoção. Ela diz que não há mais espaço para transitar já que as motos tomaram conta das estruturas.
As únicas passarelas em que a reportagem da BandNews FM não flagrou a irregularidade foram as que não tem rampa, já que as motos não conseguem acessar as escadas.
Falta respeito segundo o ouvinte Dawison Souza. Ele sempre flagra as travessias proibidas nas passarelas 12 e 13, no trecho de Ramos, na zona norte da capital fluminense.
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, motociclistas só podem trafegar nas vias para carros. O vigilante Gilberto Rolembergue nunca viu fiscalização para a irregularidade e pede que algo seja feito.
A penalidade prevista em lei para os motociclistas que andam em passarelas é considerada infração gravíssima e gera uma multa de mais de R$ 800.