Subiu para 152 o número de mortos em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, por causa da forte chuva desta semana. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil continuam com as buscas neste domingo (20). Segundo o Corpo de Bombeiros, até agora, 24 pessoas foram resgatadas com vida.
Mais de 200 pessoas estão desaparecidas e 967 desabrigadas, segundo a Defesa Civil. As equipes de resgate continuam as buscas neste sábado (19) e há muita neblina na região do Morro da Oficina.
Segundo a Polícia Civil, das 120 vítimas que chegaram ao Instituto Médico Legal, 72 já foram identificadas pelas famílias. Destas, 79 eram mulheres e 41 eram homens. Entre eles, há 21 menores de idade. Cinquenta e três corpos já foram liberados do IML.
Estado de calamidade
O governo Federal reconheceu o estado de calamidade pública na cidade fluminense, em portaria publicada na última quinta (17) do Diário Oficial da União. Após a concessão do status de situação de emergência ou estado de calamidade pública, os municípios atingidos por desastres podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
A Caixa Econômica Federal anunciou a liberação do saque calamidade do FGTS para moradores de Petrópolis afetados pelas chuvas. De acordo com o banco, os moradores de algumas áreas já tiveram o saque liberado até o dia 2 de maio.