O Rio Guaíba, principal rio que beira a região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, atingiu a cota de inundação no Cais Mauá. Segundo a ultima medição feita no local realizada no começo da tarde desta quinta-feira (2), o Rio Guaíba ultrapassou a marca de três metros.
Vale lembrar que comportas já foram fechadas, com o objetivo de impedir que o rio chegue na cidade, principalmente na região do centro histórico de Porto Alegre. Na manhã desta quinta-feira (2), o governador do estado, Eduardo Leite, disse durante uma reunião do comitê de crise, que o Rio deve deve atingir a marca de 4 metros no sábado (4).
Chuvas no Rio Grande do Sul
Pontes vieram abaixo, pessoas foram arrastadas pela correnteza, deslizamentos de terra deixaram casas soterradas e cidades “desapareceram” após ficarem totalmente inundadas. Esse é o retrato do Rio Grande do Sul com os temporais que atingem o estado desde segunda-feira (29).
Na noite de quarta (1º), o governo estadual decretou estado de calamidade pública. Ao menos 13 mortes foram registradas em decorrência dos temporais, que atingiram mais de 110 cidades. Cerca de 4,5 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas. A Força Aérea Brasileira está ajudando nos trabalhos de resgate.