Notícias

SP lança ciclorrota de 75 km que liga quatro cidades do interior

"Rota das Frutas" integra os municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Itatiba

Fernanda Borges no Jornal Metro

SP lança ciclorrota de 75 km que liga quatro cidades do interior Pixabay
SP lança ciclorrota de 75 km que liga quatro cidades do interior
Pixabay

O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (26) a conclusão de uma ciclorrota com 75 km na região conhecida como Rota das Frutas, que integra os municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Itatiba. O lançamento oficial ocorre no sábado (29).

De acordo com o governador João Doria (PSDB), a iniciativa de oferecer um espaço para os ciclistas nas rodovias estaduais é “inédita no país”. A ideia, segundo ele, é estimular o deslocamento seguro e sustentável, além de integrar os quatro municípios de “grande vocação para o turismo”.

“Todo o trajeto está devidamente sinalizado, com padrões internacionais, e assistência aos ciclistas. Toda a estrutura pensada não só para quem apreciam essa prática do ciclismo, mas também para o turismo. A nova ciclorrota propõe e cria oportunidades de novos empregos e novos negócios para toda a região. Essa é a primeira ciclorrota em estradas implantada no país, com investimento 100% privado”, explicou o governador.

O trajeto da Rota das Frutas passa por pontos turísticos como o Mosteiro de São Bento, no município de Vinhedo, pela estação ferroviária, em Louveira, além de inúmeras propriedades frutíferas e comércios regionais.

Vídeo: bicicletas ganham mais terreno nas cidades

“Com toda a estrutura pensada para o turismo, as ciclorrotas acrescentam novas oportunidades de negócios e mais uma oportunidade de acesso à população, incluindo Serra Azul”, disse o secretário Estadual de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz.

O secretário Estadual de Logística e Transportes, João Octaviano, destacou que o projeto total incluiu 300 km de ciclorrotas, sendo que 89 km já estão prontos.

“Essa ciclorrota que será inaugurada tem 75 km e se soma a mais 14 km que foram lançados no fim do ano passado em Holambra. Já temos 89 km de um total de 300 km que serão implantados no estado, tanto para o lazer quanto a prática de esportes”, explicou.

Desenvolvimento turístico

O governo paulista ressaltou que a ideia de incentivar o ciclismo na Rota das Frutas visa impactar no desenvolvimento do turismo no interior do estado.

Constituído em novembro do ano passado, Serra Azul se tornou o segundo distrito turístico de São Paulo e compreende áreas dos municípios de Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo. Já em sua primeira reunião, o Conselho Gestor deve estabelecer resolução conjunta para tornar o distrito um espaço com circulação totalmente acessível aos ciclistas.

O Distrito Turístico de Serra Azul oferece dois parques temáticos, Wet’n Wild e Hopi Hari, o maior outlet da América Latina e um shopping suspenso na rodovia dos Bandeirantes.

Este texto foi originalmente publicado no METRO JORNAL

Tópicos relacionados

  • São Paulo

Mais notícias

Carregar mais