Notícias

Cidades do Sul têm neve e frio avança pelo País

Massa de ar frio de origem polar se espalha e derruba temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Narley Resende

Cidades do Sul do País, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, tiveram registro de neve pela primeira vez no ano, com a chegada de uma massa de ar frio. 

Em Santa Catarina, a neve foi vista em Lages, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e distritos da região de serra. As prefeituras suspenderam as aulas por causa do frio e possibilidade de vendaval causado pelo ciclone Yakecan.  

No Rio Grande do Sul também nevou pela primeira vez em 2022; o registro foi em São José dos Ausentes. Em outras cidades gaúchas, como Cambará do Sul, São Francisco de Paula e Canela, houve chuva congelada. 

No Paraná, segundo o Instituto Simepar, houve registro de neve e chuva congelada em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Trinta e quatro cidades do Estado, incluindo a Grande Curitiba, estão com alerta para neve e frio intenso.

Temperaturas próximas de 0°C foram registradas em Palmas (1,4°C); Guarapuava (1,4°C); Cambará (2,2°C); Inácio Martins (2,6°C); e Santo Antônio da Platina (3,2°C). 

Sudeste e Centro-Oeste

Em São Paulo, alguns bairros registraram sensação térmica de 0°C nesta madrugada. A prefeitura da capital paulista e o governo do Estado montaram uma operação para ajudar as pessoas em situação de rua

As baixas temperaturas na região leste da cidade ainda afetaram o sistema pneumático de portas e freios de alguns trens da Linha 3-Vermelha, que ficaram retidos no pátio. 

Em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, a temperatura pode chegar a -2°C, e há possibilidade de geada.

A travessia da balsa Ilhabela-São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, opera com capacidade reduzida por causa da força da maré. Na balsa Santos-Guarujá, no Litoral Sul, a operação também é com capacidade reduzida. 

Em Minas Gerais, 274 cidades estão com alerta para frio intenso, com termômetros chegando a 3,2°C na turística Monte Verde. Em Uberlândia, no triângulo mineiro, a temperatura pode chegar a 6°C.

No Rio de Janeiro, a previsão é de que a próxima madrugada seja a mais fria do ano, com 11 graus.

Em Goiás, a expectativa é de que a capital Goiânia registre nesta quinta-feira (19) o dia mais frio do ano, com 6°C.

Previsão 

De acordo com a Clima Tempo, o período entre 16 e 22 de maio de 2022 será marcado por intenso resfriamento sobre muitas áreas do Brasil

Uma nova massa de ar frio de origem polar se espalha sobre o país causando uma forte queda da temperatura no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste. Mas de forma menos intensa, o ar frio vai chegar até a região de Rondônia, do Acre e do sul do Amazonas, e também no sul do Pará, sul do Tocantins e no oeste e sul da Bahia.

Esta semana será a mais fria do ano até agora para a maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Para o Sul do Brasil também é esperado um frio intenso, mas que não deve ser incomum para maio.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais