Notícias

Cientistas ficam perto de fazer vacina brasileira aplicada por spray nasal

Cientistas estão perto de conseguir vacina 100% brasileira

Da Redação, com Jornal da Band

Pesquisadores brasileiros estão desenvolvendo uma vacina contra a Covid-19 que poderá ser aplicada com um spray no nariz. As informações são do Jornal da Band.

É no 9º andar do Instituto do Coração do Hospital das Clinicas, em São Paulo, que 40 profissionais de saúde trabalham desde abril na pesquisa daquela que pode ser a primeira vacina 100% brasileira.

“Se você usa uma vacina nasal, vai ter um estimulo local justamente nessas vias aéreas, que é por onde o vírus entra. Então, você vai estimular a produção de anticorpos”, explica a bióloga Keity Souza Santos.

A vacina, que funciona mais ou menos como um spray de rinite alérgica, está na fase de testes com animais. Até agora, não causou problemas severos em camundongos. Os pesquisadores usam 450 amostras de sangue de pacientes que tiveram a Covid-19, dos casos leves aos mais graves.

O próximo passo agora é saber se a vacina de spray passa pela prova de toxicologia, que vai investigar se os componentes causam efeitos adversos ou alergias graves. Se os resultados forem satisfatórios, os cientistas poderão iniciar os testes em humanos ainda este ano.

É nessa fase que é comprovada a eficácia da vacina. Mas para produzi-la em larga escala, a Universidade de São Paulo ainda espera fechar parceria com uma farmacêutica brasileira.

Tópicos relacionados

  • Vacina

Mais notícias

Carregar mais