O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra com o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas) - o encontro foi remarcado para esta quarta-feira (9) - quando Lula precisa negociar a aprovação Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição para cumprir as promessas de campanha, fundamental para começar seu governo, e Lira com o plano de tentar atrair apoio petista para sua reeleição na presidência da casa.
A medida provisória (MP) para o crédito extraordinário é o plano B do presidente eleito e ainda tem outro.
No domingo (30), após ter sido reconhecida a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Arthur Lira havia ligado para o presidente eleito, foi uma conversa cordial, claro.
Enfim, um novo clima vai nascendo depois dos arranhões de uma campanha dura e agressiva, onde não faltaram os ataques de Lula ao presidente da Câmara e ao centrão, recebendo de lá o mesmo tom agressivo.
Agora, o desafio no Congresso! Trabalho nada fácil, em um ambiente onde sobram sinais de problemas e dificuldades, com a possibilidade de pauta bomba na área tributária. Sem falar no tal orçamento secreto, alvo de Lula durante a campanha eleitoral e por aí vai.