Episódios como este em que o presidente anuncia obras em Minas e o governador não comparece, seguindo-se o bate-boca, já vão confirmando a chegada antecipada do ambiente pré-eleitoral no horizonte de 2026.
Lula já abriu esse jogo e não faltam nomes na área oposicionista atuando, com maior ou menor discrição, adubando seus terrenos. O governo anda perdendo batalhas importantes, como no desgaste com a ida-e-volta da medida sobre o PIX.
A decisão de reforçar sua área de comunicação tem pela frente não poucos desafios. A começar pela mudança do perfil do eleitor ou, como Lula diz, o povo de hoje é muito diferente daquele de 1980. E é mesmo. Agora cresce o número dos que já são ou querem ser empreendedores.
Como lidar com isso? E com muito mais, como a ameaça permanente da inflação, seguida por juros que caminham para 15 por cento e tudo isso exigindo redução de despesas. É a armadilha fiscal. E também tudo isso exigindo bem mais do que boa comunicação, que é dependente da administração eficiente, leia-se: gestão e de uma política competente.