Mitre: o novo rumo da articulação com o Congresso e o obstáculo da inflação

No dia em que a inflação de fevereiro bate em 1,31%, o governo anuncia um novo programa de crédito. Mais dinheiro estimulando a inflação? Essa é a primeira reação ou a primeira crítica - que o governo  responde, minimizando esse impacto, com a explicação de que o crédito vai chegar aos poucos. Tem discussão aí, claro.

No evento, em que o presidente Lula deu o tom, tentando reverter o pessimismo, lembrando o crescimento de 3 por cento, estavam lá, sentados lado a lado, Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann. Juntos agora, depois de separados durante tanto tempo e em permanente conflito.

Essa relação ou a dúvida sobre como será essa relação tem estado no centro das atenções, desde a escolha da ex-presidente do PT como Ministra das Relações Institucionais. A nova encarregada da articulação do governo no Congresso tem reagido a essas dúvidas, exibindo uma mudança de estilo nesse trabalho, como ela diz, para somar. Vamos ver na prática.

Os encontros se sucedem com lideranças variadas na missão, não só de buscar apoio parlamentar ao governo, mas também o de já ir pavimentando o caminho para 2026. Os obstáculos aí são muitos - a inflação... pode ser o maior.

Tópicos relacionados