O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostra que, em 2021, mais da metade das crianças brasileiras do segundo ano do ensino fundamental não eram alfabetizadas. Esse total equivale a 56,4% contra apenas 46,6% dos alfabetizados, o que preocupa o Ministério da Educação (MEC).
A preocupação com o dado foi exposta nesta quarta-feira (31), em evento que expôs a pesquisa inédita intitulada “Alfabetiza Brasil”, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC.
Realizada entre abril e maio, a pesquisa se empenhou em ouvir alfabetizadores e especialistas para traçar estratégias de alfabetização na idade certa. Na prática, os ouvidos chegaram a uma definição sobre o conjunto de habilidades que devem caracterizar o perfil de aprendizagem da leitura e da escrita esperado ao fim do segundo ano do ensino fundamental.
Com a pesquisa, cujos dados foram obtidos em 206 municípios de todas as regiões do Brasil, os especialistas e professores estabeleceram que o conjunto de habilidades desse perfil de aprendizagem corresponde a 743 pontos na escala Saeb.
Para chegar a esse denominador comum, foi preciso definir o que é uma criança alfabetizada. O conceito corresponde a um estudante que se apropria dos signos alfabéticos, consegue formar palavras, ler textos curtos com períodos pequenos e captar informações superficiais.
Pandemia agravou
Vale lembrar que o dado de 2021 do Sabe está num contexto da pandemia de covid-19, período em que as redes estaduais e municipais de ensino enfrentaram dificuldades. Isso pode ter aumentado o número de crianças não alfabetizadas, em comparação a 2019 (39,7% não alfabetizados contra 60,3% alfabetizados).
O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o resultado desta quarta-feira (31) é amostral. Segundo o gestor, no final do ano, haverá uma avaliação censitária para definições mais completas acerca da alfabetização no país.
“Essa foi uma pesquisa amostral. Haverá uma realidade censitária que deverá ser apresentada no final do ano, quando será feita a avaliação em todo o país”, disse Santana no evento.
A pesquisa
Entre os dias 15 e 23 de abril, Inep e MEC consultaram professores das cinco regiões do país, de todos os estados mais o Distrito Federal, para coletar informações a respeito do conjunto de competências que caracterizam o estudante alfabetizado.
Na pesquisa, o Inep apresentou uma série de tarefas elaboradas com referência nas habilidades esperadas em língua portuguesa. Para tal, foi considerada a matriz de referência de Língua Portuguesa do Saeb para o segundo ano do ensino fundamental.
As respostas dos professores foram com base nas experiências deles em sala de aula, se estudantes alfabetizados seriam capazes de realizar as tarefas do Saeb.