Notícias

Com aquecimento do mercado imobiliário cresce o número de financiamentos

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Com aquecimento do mercado imobiliário cresce o número de financiamentos
Com aquecimento do mercado imobiliário cresce o número de financiamentos
Agência Brasil

O aquecimento do mercado imobiliário atrai a atenção de pessoas que veem nos financiamentos a forma de realizar o sonho da casa própria. Nesse grupo, destaque para a população com idade entre 36 e 50 anos, faixa que mais tem buscado esse tipo de operação. As informações são da repórter Gabrielle Guimarães, da Rádio Bandeirantes

Uma pesquisa elaborada pela Serasa Experian com base nos dados do Cadastro Positivo de 2020 revelou que na média, os brasileiros comprometem 17% da renda com os boletos. 

Os mais jovens, com até 35 anos, surgem entre o público que destina a maior fatia do orçamento mensal para o financiamento imobiliário. Mesmo com uma renda menor, chamam a atenção pela pontualidade: 86% pagam as parcelas em dia.

O economista Luiz Rabi atribui a baixa taxa inadimplência ao medo de perder o imóvel. Segundo a Serasa Experian, comparado com o consignado, o crédito imobiliário cresceu 7,6% a mais em setembro.

A culpa do aumento não foi apenas da redução da taxa de juros como explica a presidente Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, Cristiane Portella.

Um comportamento parecido com o dos clientes jovens foi também identificado pela Serasa Experian entre os mais velhos. Nove em cada 10 pessoas com mais de 60 anos quitam as parcelas do financiamento em dia; o grupo compromete, em média, 16% da renda com o pagamento do imóvel.

Mais notícias

Carregar mais