
A Fundação Pró-Sangue, que é vinculada à secretaria da saúde do estado de São Paulo, pede para que a população faça doações por causa dos estoques em nível "extremamente crítico". As informações são da BandNews FM.
A instituição tem operado com 30% da capacidade, o que significa uma reserva para um ou dois dias. Nos últimos meses, a pandemia do novo coronavírus fez reduzir o número de doadores.
A Pró-Sangue aceita doações de todos os tipos sanguíneos, mas alguns estão mais em falta neste momento: O-, O+, A-, A+, B- e B+.
Com o cancelamento do ponto facultativo no estado de São Paulo e das festas de Carnaval, os locais para doação funcionam normalmente nessa semana.
De uma maneira geral, podem doar sangue todas as pessoas entre 18 e 69 anos que tenham boas condições de saúde. Saiba os requisitos no vídeo abaixo:
Antes, os doadores passam por uma triagem, que é uma espécie de "entrevista" para saber se podem realmente doar. Em razão da pandemia, as doações estão sendo feitas preferencialmente com agendamento.
Quem teve a Covid-19 pode doar sangue. A recomendação é para que doe 30 dias após o último sintoma - e de preferência que tenha se testado.
As pessoas que tomaram a vacina contra o novo coronavírus também podem doar. No caso de quem recebeu a dose da CoronaVac é preciso esperar 48 horas. Já quem tomou a vacina de Oxford/AstraZeneca deve aguardar sete dias.
Doar sangue é um gesto voluntário, repleto de solidariedade, seguro e que salva vidas. Clique aqui e saiba mais sobre o procedimento!