Notícias

Com falta de doses, SP pode recusar pacientes de outras cidades

Secretário municipal de Saúde diz que "turismo da vacina" atrapalha imunização na capital

Da redação com BandNews FM e Rádio Bandeirantes

O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, diz que a prefeitura estuda adicionar o critério de comprovante de residência para evitar que o “turismo da vacina” continue.

Segundo ele, a grande procura de vacina por pessoas de outras cidades e até estados ocasionou desabastecimentos pontuais.

A capital paulista já interrompeu os drive-thrus de vacinação para desincentivar pessoas de outras cidades, mas algumas UBSs já apresentam falta da CoronaVac para a aplicação de segunda dose.

Muitos foram acompanhar os pais hoje na data marcada para a segunda dose, mas não tiveram sucesso. Os idosos não receberam previsão de quando poderão completar a vacinação, mesmo depois de irem a diversos postos de saúde.

Em entrevista à Rádio BandNews FM, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, justificou que se trata de um problema pontual e que mais doses estão chegando à cidade.

Cerca de 80 mil unidades da CoronaVac estão previstas para hoje e aproximadamente 30 mil serão entregues amanhã.

Aparecido explica também que a capital reservou as vacinas para aplicação da segunda dose, diferentemente do que chegou a orientar o Ministério da Saúde na gestão Pazuello. No entanto, moradores de cidades vizinhas, onde não houve essa reserva, acabaram se vacinando na capital, o que ajudou na falta da CoronaVac.

A orientação do Ministério da Saúde é de que as pessoas completem a vacinação mesmo com atraso. O intervalo entre as doses da CoronaVac é de até 28 dias.

Falta CoronaVac em ao menos nove capitais

Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro interromperam as injeções com o imunizante. Fortaleza até tem a vacina, mas o lote recebido no último sábado (1) não é suficiente para suprir a demanda da cidade.

Porto Velho, Recife, Aracaju e Campo Grande também não estão aplicando a segunda dose da CoronaVac.

Em Salvador, a vacinação não foi suspensa, mas apenas podem tomar a segunda dose quem deveria ter tomado nos dias 29 e 30 de abril.

Tópicos relacionados

  • Vacina
  • Covid-19

Mais notícias

Carregar mais