O agronegócio segue com boas notícias. Exportando mais e com bons preços, os agricultores têm conseguido investir mais em tecnologia.
Em 2020, os produtores rurais brasileiros investiram mais em máquinas e equipamentos. O faturamento das empresas desse setor cresceu quase 18% em relação a 2019.
Fabiano Viegas tem 18 hectares de pomares de frutas cítricas em Montenegro (a 60 km de Porto Alegre). Com as estiagens frequentes nos últimos anos, investiu para manter a produtividade ao comprar um novo sistema de irrigação, acionado sempre que falta chuva. Tudo pra que as plantas se desenvolvam no tempo correto.
“Dá mais uma homogeneidade no fruto, tudo isso agrega valor”, explica.
E a tendência é de que os investimentos sigam em alta neste ano. O Sindicato das Indústrias de Máquinas do Rio Grande do Sul, responsável por mais de 40% da produção nacional, estima crescimento de 10% nas vendas.
Dólar em alta, exportações crescendo e os produtos agrícolas valorizados no mercado mundial capitalizam os produtores brasileiros. E estimulam esses investimentos em busca de maior produtividade.
“A tecnologia, de uma forma geral, se traduz em elevação da produtividade agrícola e permite que o agricultor consiga maior renda”, analisa Marcelino de Souza, economista da UFRGS.