Notícias

Com variantes da Covid-19, França desaconselha uso de máscaras de pano

Da Redação, com Brasil Urgente

Pessoas usam máscaras de proteção no bairro da Liberdade, em São Paulo
Pessoas usam máscaras de proteção no bairro da Liberdade, em São Paulo
ANANDA MIGLIANO/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO

O correspondente do Grupo Bandeirantes no Reino Unido, Felipe Kieling, alertou, durante participação ao vivo no Brasil Urgente desta quarta-feira (20), para uma nova orientação sobre o uso de máscaras de pano, que deve ser revista pelas autoridades sanitárias de acordo com estudos científicos feitos na França.

De acordo com ele, citando pesquisadores, as novas variantes do coronavírus seriam mais transmissíveis e as máscaras feitas de tecido não ofereceriam proteção total. Por isso, o Alto Conselho de Saúde Pública da França passou a desaconselhar o uso desse tipo de protetor.

A brecha foi percebida em meio ao aumento de casos de Covid-19 na Europa, com recordes em vários países, especialmente na própria França, apesar do início da vacinação em diversos países.

Kieling detalha que já há um debate entre políticos para recomendar máscaras normalmente usadas por profissionais de saúde, que são descartáveis e utilizam materiais mais adequados e de melhor qualidade, ou modelos industriais mais resistentes.

O ministro da Saúde francês, Olivier Verón, explicou que as máscaras tipo 1 filtram até 90% do ar, enquanto as “artesanais”, do tipo 2, filtram 70%.

Mais notícias

Carregar mais