Notícias

Comitiva de associação brasileira embarca para Índia para negociar compra de vacina

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Comitiva de associação brasileira embarca para Índia para negociar compra de vacina
Comitiva de associação brasileira embarca para Índia para negociar compra de vacina
Unsplash

Uma comitiva da Associação Brasileira de Clínicas de Vacina embarcou na manhã desta segunda-feira, 04, para Índia para negociar a compra de 5 milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19. As informações são da Ana Paula Rodrigues, da Rádio Bandeirantes

O imunizante da Barath Biotech está finalizando a fase 3 de testes e foi aprovado neste fim de semana para uso emergencial no país.

O presidente da ABCVAC, Geraldo Barbosa, afirma que a negociação com o laboratório indiano ocorre com aval do Ministério da Saúde e que o objetivo é comprar o excedente de produção - sem um comprometimento do que já é negociado com o governo federal.

“Legalmente todo produto registrado no Brasil não pode ser proibido de comercialização. A gente não quer conflito com as doses do governo a gente está solicitando 10% a mais”, disse Barbosa.

De acordo com a ABCVAC, a expectativa é que o laboratório Barath Biotec finalize os testes e divulgue os resultados agora em janeiro.

“Foi solicitado boas práticas da fábrica para dar entrada na documentação para o pedido de registro. O que estão aguardando é a publicação da fase 3, que vai acontecer agora em janeiro”, explicou Barbosa.

Se isso se confirmar, em fevereiro os dados devem ser submetidos a análise da Anvisa para que a aplicação comece em março.

Anvisa

Em nota, a Anvisa confirmou à Rádio Bandeirantes que o laboratório indiano Bharat Biotech entrou em contato para iniciar a submissão contínua, que é quando os dados de estudos de uma vacina são apresentados aos poucos para análise.

No entanto, esse procedimento é restrito a empresas que possuem ensaio clínico em condução aqui no Brasil, o que não ocorre com a vacina indiana.

A Gerência Geral de Medicamentos da Anvisa já entrou em contato com representantes do laboratório no Brasil e se colocou à disposição para realizar uma reunião e prestar esclarecimentos. 

Ao mesmo tempo, a Assessoria Internacional da Anvisa está em contato com a autoridade sanitária da Índia para obter informações do medicamento.

Mais notícias

Carregar mais