Notícias

Como fazer as inscrições para o Enem 2021 pela internet?

Inscrições foram abertas nesta quarta (30) e vão até o dia 14 de julho; prova deve ocorrer nos dias 21 e 28 de novembro

Da Redação

As inscrições para o Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram abertas nesta quarta-feira (30). Os interessados em realizar as provas devem se inscrever pela internet até o dia 14 de julho.

Para fazer a inscrição é preciso acessar a Página do Participante. O processo deve ser feito por participantes que solicitam a isenção e pagantes. A taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento deve ser feito por aqueles que não estão isentos, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

A prova só vale para quem está concluindo o Ensino Médio em 2021 ou para quem já concluiu o Ensino Médio em anos anteriores. Participantes “treineiros” podem usar o resultado somente para autoavaliação de conhecimentos.

É possível optar pela prova do Enem 2021 em formato digital (no computador) ou impresso (prova em papel). Para quem escolher o formado impresso, não é possível alterar a opção para online.

Os resultados finais das solicitações de isenção foram divulgados pelo Inep, no dia 25 de junho, e estão disponíveis na Página do Participante.

 O Inep preparou um passo a passo para ajudar na inscrição. Para isso, basta acessar a Página do Participante, no endereço eletrônico enem.inep.gov.br.

Provas

As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.

Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração. (Com Agência Brasil)

Mais notícias

Carregar mais