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SP: 58 mil objetos foram esquecidos no Metrô em 2021; veja como recuperar

Itens ficam guardados por 60 dias e, caso o dono não apareça, são enviados a fundo social

Fernanda Borges no Jornal Metro

SP: 58 mil objetos foram esquecidos no Metrô em 2021 Agência Brasil
SP: 58 mil objetos foram esquecidos no Metrô em 2021
Agência Brasil

Passageiros esqueceram mais de 58.320 objetos nas estações e trens do Metrô de São Paulo em 2021. Os materiais encontrados foram guardados pela Central de Achados e Perdidos, sendo que cerca de 24,09% do total (14.049 itens) foram devolvidos aos donos.

De acordo com o Metrô, em 2020, foram recolhidos 53.398 itens e devolvidos 12.437 – índice de devolução de 22,05%. Como em anos anteriores, os cartões de plástico de bancos, clubes e escolas e os bilhetes da SPTrans continuam sendo os objetos mais deixados para trás.

Também são encontrados milhares de documentos como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de porta documentos, artigos de papelaria e livraria, crachás, dinheiro, roupas, óculos, celulares, relógios e guarda-chuvas. Entre os mais inusitados estão dentaduras e até muletas.

As estações que mais cadastram objetos perdidos são aquelas por onde circulam mais pessoas. Na Linha 1-Azul, por exemplo, isso ocorre nas estações Jabaquara, Tucuruvi e São Bento. Já na Linha 3-Vermelha, nas estações Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda e Sé, que se integra com a Linha 1. 

Na Linha 2-Verde, ocorre nas estações Paraíso, que se integra com a Linha 1, Vila Prudente, integrada a Linha 15, e Trianon-Masp. Na Linha 15-Prata, o maior índice de registros de objetos perdidos acontece nas estações Vila Prudente, integrada com a Linha 2, São Mateus e Oratório.

Por fim, na Linha 4-Amarela, que é operada pela concessionária ViaQuatro, mas que encaminha os objetos encontrados nas suas estações também para a Sé, as estações São Paulo-Morumbi, Butantã e Faria Lima são as com mais casos de objetos recolhidos.

Como recuperar objeto esquecido no Metrô?

As consultas de documentos e objetos perdidos podem ser feitas pela Central de Informações do Metrô, pelo telefone 0800-770 7722, todos os dias, das 5h às 00h, ou ainda pelo site do Metrô.

Se o objeto não tiver identificação, a consulta terá que ser feita no posto de atendimento que funciona na estação Sé, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 20h, que pode ser acessado tanto pela área de dentro quanto pela área externa das catracas.

Todos os objetos recolhidos nas estações das linhas 1, 2, 3 e 15, operadas pelo Metrô, e da Linha 4-Amarela são encaminhados para a Sé e são armazenados no local para devolução por 60 dias. Após este período, passam por triagem e os que estiverem em bom estado, além dos valores não devolvidos, são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Já os documentos são destinados aos respectivos órgãos emissores.

Para evitar a perda de objetos e documentos, o Metrô recomenda aos passageiros que fiquem atentos aos itens que estão sendo transportados e observem seus pertences antes do desembarque. É importante também que os objetos tenham sempre algum tipo de identificação, o que facilita a localização do proprietário e sua devolução.

Este texto foi originalmente publicado no METRO JORNAL

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