Notícias

Como saber se estão usando o seu CPF indevidamente?

Veja dicas para descobrir se o seu CPF já foi utilizado por golpistas

Por Da redação

Veja dicas para consultar dívidas e saber se o seu CPF foi usado indevidamente
Veja dicas para consultar dívidas e saber se o seu CPF foi usado indevidamente
Reprodução/Serasa

Com o aumento de golpes e os inúmeros vazamentos de dados, muitas vezes as pessoas só descobrem que estão com o nome está sujo na praça quando tentam fazer um empréstimo. E nem sempre adianta pagar as contas em dia ou não fazer dívidas: alguém pode ter usado seu CPF indevidamente.

Uma boa forma de evitar dores de cabeça por ter o nome negativado por uma dívida que não é sua é fazer o monitoramento do seu CPF regularmente em serviços de proteção ao crédito ou em plataformas oficiais do governo federal. Conheça cada um destes serviços:

Consulta de CPF no Registrato, do Banco Central

O Registrado é uma plataforma do Banco Central onde o consumidor pode verificar se o seu CPF foi usado para abrir contas ou se há movimentações suspeitas em instituições financeiras que possam acender o alerta de possíveis fraudes.

Além de ver informações sobre financiamentos e cheques devolvidos, também é possível ver as chaves PIX cadastradas em seu nome e dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais. O serviço é grátis, mas é preciso realizar um cadastro.

Consulta de CPF no Serasa

Pelo banco de dados do Serasa, você consegue ver se há restrições em seu nome, protestos em cartório, ações judiciais ou problemas na situação cadastral. A consulta também pode ser feita gratuitamente por meio de um aplicativo disponível no Google Play ou na App Store.

A empresa também oferece o Serasa Premium, um serviço pago que envia alertas por e-mail e SMS sempre que seu CPF é consultado, além de relatórios quinzenais. O monitoramento inclui uso dos seus dados na dark web.

Consulta de CPF no SPC

O SPC também permite a consulta ao CPF tanto pelo site quanto pelo aplicativo, disponível no Google Play e na App Store. Você pode assinar o SPC Avisa, um serviço que emite um alerta, que pode ser enviado por e-mail ou SMS, sempre que seu documento for incluído, excluído, consultado ou alterado na base de dados deles.

Consulta de CPF no SCPC

Assim como o serviço do Serasa, você pode ter acesso a dados de uso do seu CPF fazendo um cadastro simples e gratuito no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) do Boa Vista Consumidor Positivo. Além de informar quais cartões estão em seu nome e se há contas em atraso, você pode checar o seu score, que é uma nota de crédito na praça.

Alguns cuidados extras com o seu CPF

Tome cuidado com a divulgação do seu CPF. Evite fornecer o número a não ser que seja absolutamente necessário. Evite preenchê-lo em formulários na internet, a não ser que seja um campo obrigatório --principalmente se o acesso ao formulário foi feito por uma fonte suspeita.

Se perder o documento, faça um boletim de ocorrência (B.O.) imediatamente. Caso identifique uma conta ou cadastro que não foi feito por você, entre em contato com a empresa e apresente o B.O. para avisá-los sobre um possível caso de fraude.  

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais