Notícias

Conass pede "solução urgente" para evitar descarte de quase 7 milhões de testes de Covid-19

Da Redação, com BandNews FM 22/11/2020 • 17:21 - Atualizado em 22/11/2020 • 17:36
Testes RT-PCR estão armazenados em Guarulhos e vão vencer em breve
Testes RT-PCR estão armazenados em Guarulhos e vão vencer em breve
Alejandra De Lucca V. / Minsal 2020

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) avaliou que é preciso encontrar uma solução urgente para que o Brasil não desperdice 6,86 milhões de testes RT-PCR que vão vencer até janeiro. Eles estão armazenados em Guarulhos (SP) e ainda não foram distribuídos à rede pública desde que foram comprados pelo Ministério da Saúde, segundo informou o jornal O Estado de São Paulo.

Entrevistado pela BandNews FM, Carlos Lula disse que não sabia do estoque de exames parado e explicou como está a negociação entre estados e o governo federal nessa área, relação que é acompanhada e intermediada pelo Conass. Segundo ele, os estados têm solicitado outros tipos de teste para diagnosticar o novo coronavírus, não o RT-PCR, por falta de insumos e equipamentos.

Veja os últimos números da Covid-19 no Brasil

“O repasse desse material para estados só aconteceu a partir de agosto. Os insumos para extração do material genético viral e equipamentos dessa etapa somente foram repassados a partir de setembro. Esses entraves ainda não foram resolvidos. O contrato que permitia o fornecimento de insumos e equipamentos necessários para automatizar e agilizar a primeira etapa do processamento foi cancelado pelo ministério, ao compromisso da pasta de manter o abastecimento por três meses. Mas é fundamental, porém, que uma nova contratação seja feita”, explicou. 

Além disso, de acordo com Carlos Lula, apenas 10 laboratórios centrais de saúde pública receberam equipamentos para analisar os resultados de RT-PCR.

Com isso, falta capacidade para avaliar mais exames na rede pública, caso seja necessário agilizar o processo para evitar o vencimento das unidades já compradas.

  • covid-19
  • conass
  • rt-pcr
  • bandnews fm
  • pandemia