Notícias

ConecteSUS volta ao ar com registros de instabilidade

Aplicativo e site foram restabelecidos 13 dias após ataque hacker, mas seguem oscilando

da Redação com BandNews TV 24/12/2021 • 08:16
Aplicativo do ConecteSUS
Aplicativo do ConecteSUS
Reprodução

O aplicativo e o site do ConecteSUS voltaram a funcionar na noite desta quinta-feira (23), 13 dias depois do ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde. Muitos usuários, no entanto, têm relatado instabilidade e dificuldade para emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19. 

“O Ministério da Saúde informa que o aplicativo ConecteSUS foi restabelecido. A pasta destaca que a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 pode apresentar instabilidade nas primeiras horas, em razão do volume dos acessos”, justificou a pasta em publicação nas redes sociais.

O site do Ministério da Saúde, o e-SUS Notifica e o site e o aplicativo do ConecteSus sofreram um ataque no último dia 10. Na ocasião, a página oficial da pasta passou a apresentar apenas uma mensagem informando que os dados internos haviam sido "copiados e excluídos". 

A página logo voltou a funcionar, mas o e-SUS Notifica e o ConecteSus permaneceram fora do ar até esta semana. Durante o período, a emissão de certificados e a notificação de casos e óbitos decorrentes da covid-19 foram prejudicados.