Notícias

Conexão BandNews debate economia no pós-pandemia; assista painel

Economia verde e auxílio emergencial estiveram entre os assuntos trazidos à tona

Da Redação, com BandNews TV

Em 2021, o Brasil quer repetir e aperfeiçoar as medidas adotadas em 2020 no combate à pandemia do novo coronavírus. A informação foi dada por Gustavo Montezano, presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) durante participação no Conexão BandNews com The New York Times da última segunda-feira (19).

Conexão BandNews reuniu ministros, empresários e especialistas para debater o tema "o que esperar do mundo pós-pandemia?". O programa é inspirado no formato Turning Points (pontos de virada), idealizado pelo The New York Times, responsável não só pela curadoria deste evento, como também por abrilhantar os debates com a participação de jornalistas do veículo norte-americano.

No painel Economia (assista acima), além de Montezano, estiveram presentes Robson Braga de Andrade, presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria); Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS; Paulo Henrique Costa, presidente do BRB (Banco de Brasília) e Gaspard Estrada (colunista do The New York Times).

Segundo o presidente do BNDES, no primeiro ano da pandemia, o governo federal adotou iniciativas para cuidar da saúde da população, ao mesmo tempo em que trabalhava para atenuar o impacto da Covid-19 na economia. Em 2021, com o início da vacinação, a receita não deve mudar.

“De uma forma bem resumida, a metodologia, a fórmula que a gente usou no ano passado vai se repetir esse ano. O governo divide suas ações principalmente em três pilares: ‘saúde’, ‘pessoas e famílias’ e ‘empresas’. A gente viu isso ano passado”, disse.

“O que a gente vê agora em 2021 é algo parecido. Saúde: vacina, vacina, vacina. Pessoas e famílias: auxílio emergencial. Agora a gente entra no canal empresas, em que as ferramentas se repetem: benefício e manutenção de emprego, antecipação de benefícios tributários e canal crédito”, completou.

De acordo com o presidente do BNDES, o governo quer aproveitar os ensinamentos de 2020 para aperfeiçoar a administração da pandemia e de seus reflexos socioeconômicos.

“Hoje, apesar do momento ainda desafiador, temos um pouco mais de bússola, de ferramentas de navegação”, explicou.

A adoção do auxílio emergencial foi elogiada por Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, que afirmou que o benefício “foi fundamental” para que a sociedade pudesse passar por 2020. “Ele teve uma importância tremenda, inclusive para sustentar o impacto na economia”, classificou.

Próximos painéis

O Conexão BandNews com The New York Times volta ao ar nesta quinta-feira (22), com mais três painéis: Brasil & Negócios Globais (a partir das 18h), Agroindústria (a partir das 19h) e Ciência & Saúde (a partir das 20h).

Os painéis poderão ser conferidos ao vivo em todas as plataformas digitais do BandNews TV, assim como na TV em flashes ao vivo, além de entradas no Jornal da Band e em reportagens das rádios Bandeirantes e BandNews FM. A mediação dos debates estará a cargo dos jornalistas Marcello D'Angelo (diretor institucional do Grupo Bandeirantes) e Eduardo Castro (editor internacional do BandNews TV).

Entre os convidados, presenças confirmadas de Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura; Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan; e Miguel Nicolelis, neurocientista.

Confira a programação da próxima quinta (22 de abril):

18h - Painel Brasil & Negócios Globais
Tarcísio de Freitas (ministro de Infraestrutura), Sergio Amaral (embaixador), Suresh Reddy (embaixador da Índia no Brasil), Marcos Troyo (presidente do Novo Banco do Desenvolvimento - Banco Brics) e Gaspard Estrada (colunista The New York Times)

19h - Painel Agroindústria
Tereza Cristina (ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Yang Wanming (embaixador da China no Brasil), Paulo Herrmann (presidente da John Deere Brasil) e Murilo Parada (presidente da Louis Dreyfus no Brasil) e Pietro Labriola (presidente da TIM no Brasil)

20h - Painel Ciência & Saúde
Dimas Covas (diretor do Instituto Butantan), Miguel Nicolelis (neurocientista), Rubens Belfort Mattos Jr (presidente da Academia Nacional de Medicina) e Paulo Chapchap (diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês) e Jamil Chade (correspondente o BandNews)

Mais notícias

Carregar mais