Notícias

Conexão BandNews debate turismo no pós-pandemia; assista painel

Importância do meio ambiente no setor esteve no centro das discussões

Da Redação, com BandNews TV

Gilson Machado, ministro do Turismo, quer aproveitar o potencial do Brasil para atrair turistas internacionais após a pandemia de Covid-19. O ministro celebrou o interesse internacional em turismo ambiental e se mostrou disposto a colocar o País em posição de destaque.

O assunto foi debatido durante participação de Machado no Conexão BandNews com The New York Times da última segunda-feira (19). O programa reuniu ministros, empresários e especialistas para debater o tema "o que esperar do mundo pós-pandemia?".

O Conexão BandNews é inspirado no formato Turning Points (pontos de virada), idealizado pelo The New York Times, responsável não só pela curadoria deste evento, como também por abrilhantar os debates com a participação de jornalistas do veículo norte-americano.

No painel Turismo e Meio Ambiente (assista acima), além de Gilson Machado, participaram Todd Chapman (embaixador dos Estados Unidos no Brasil), Marcelo Thomé de Almeida (presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia), Sergio Rial (presidente do Banco Santander Brasil) e Fabien Cousteau (colunista do The New York Times)

“O turismo, infelizmente, foi o primeiro setor a sofrer na pandemia e será o último a se recuperar, segundo todos os dados de todos os estudos mundiais. Agora, o Brasil vinha tendo uma recuperação no turismo que poucos países da América Latina tiveram”, afirmou o ministro.

“O Brasil tem sol, praia, montanha, o que você quiser. O Brasil não é só bom pelo que tem, mas pelo que não tem. Não tem maremoto, terremoto, tem sol o ano todo”, acrescentou.

De acordo com dados apresentados por Machado e creditados ao Google International, 10% das buscas no Google por turismo em 2019 diziam respeito ao turismo de natureza. O número subiu para 54% em junho de 2020, já durante a pandemia.

“Qual é o potencial que nós temos? Nós estamos divulgando não só as nossas belezas naturais para os próprios brasileiros (...), como também melhorar a percepção do Brasil de segurança, por exemplo”, declarou.

Próximos painéis

O Conexão BandNews com The New York Times volta ao ar nesta quinta-feira (22), com mais três painéis: Brasil & Negócios Globais (a partir das 18h), Agroindústria (a partir das 19h) e Ciência & Saúde (a partir das 20h).

Os painéis poderão ser conferidos ao vivo em todas as plataformas digitais do BandNews TV, assim como na TV em flashes ao vivo, além de entradas no Jornal da Band e em reportagens das rádios Bandeirantes e BandNews FM. A mediação dos debates estará a cargo dos jornalistas Marcello D'Angelo (diretor institucional do Grupo Bandeirantes) e Eduardo Castro (editor internacional do BandNews TV).

Entre os convidados, presenças confirmadas de Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura; Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan; e Miguel Nicolelis, neurocientista.

Confira a programação da próxima quinta (22 de abril):

18h - Painel Brasil & Negócios Globais
Tarcísio de Freitas (ministro de Infraestrutura), Sergio Amaral (embaixador), Suresh Reddy (embaixador da Índia no Brasil), Marcos Troyo (presidente do Novo Banco do Desenvolvimento - Banco Brics) e Gaspard Estrada (colunista The New York Times)

19h - Painel Agroindústria
Tereza Cristina (ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Yang Wanming (embaixador da China no Brasil), Paulo Herrmann (presidente da John Deere Brasil) e Murilo Parada (presidente da Louis Dreyfus no Brasil) e Pietro Labriola (presidente da TIM no Brasil)

20h - Painel Ciência & Saúde
Dimas Covas (diretor do Instituto Butantan), Miguel Nicolelis (neurocientista), Rubens Belfort Mattos Jr (presidente da Academia Nacional de Medicina) e Paulo Chapchap (diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês) e Jamil Chade (correspondente o BandNews)

Mais notícias

Carregar mais