Conheça o bilionário responsável por levar os EUA à Lua após 50 anos

Por Moises Rabinovici

Conheça o bilionário responsável por levar os EUA à Lua após 50 anos
Nave que pousou na Lua
Intuitive Machines/Handout via REUTERS

O Odysseus pousou na Lua, que ficará cheia neste sábado — e, então, vamos voltar à Terra para falar do iraniano-americano Kam Ghaffarian. Ele partiu do Irã em 1976, quando começava a revolução do aiatolá Khomeini, que depôs o xá Reza Pahlevi. Era um rapaz de 18 anos, com dois mil dólares dados por um tio para estudar engenharia e computação na Universidade Católica de Washington, Distrito de Colúmbia.

Hoje, aos 65 anos, Kam é o “pai” do módulo lunar Odysseus, que levou os EUA de volta à Lua depois de 50 anos. Hoje, aos 45 anos, a revolução iraniana dispara satélites, mísseis e drones e é aliada da Rússia contra a Ucrânia, do Hezbollah, do Hamas e dos Houthis.

Duas trajetórias praticamente opostas. Kam se tornou bilionário, como Elon Musk e Jeff Bezoz, com quem fez parcerias espaciais, e é o dono da Axiom Space, parceira da NASA e fabricante do Odysseus, que da Lua está transmitindo dados para a Terra desde a noite de quinta-feira.

A vocação de Kam, que desde criança olhava para as estrelas no céu, fascinado, foi confirmada em 20 de julho de 1969, quando viu pela TV os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin dando os primeiros passos na Lua.

“Foi realmente um momento transformador”, recorda. “Isso realmente acionou para mim que era isso que eu queria fazer.”

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais